sábado, 1 de dezembro de 2012

RIO: Polícia Militar forma mais 576 soldados para reforçar segurança do estado

 » Texto: Esther Medina // Fotos: Marcelo Horn


Policiais atuarão nas futuras Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) de Manguinhos e do Jacarezinho

A Polícia Militar do Rio de Janeiro ganhou, nesta sexta-feira (30/11), o reforço de mais 576 soldados – entre eles 20 mulheres – formados pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap. A solenidade contou com a presença do chefe do Estado-Maior Operacional da PM, o coronel Alberto Pinheiro Neto e da chefe do gabinete do comandante-geral, a coronel Katia Néri Boaventura.

A turma Cabo PM Rodrigo Alves foi o último grupo de soldados a se formar em 2012. E após passarem por período de estágio e treinamento intensivo, todos os policiais da turma serão designados para atuar nas futuras Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) de Manguinhos e do Jacarezinho.

Para o coronel Alberto Pinheiro Neto, cada formatura simboliza a esperança de continuidade do trabalho realizado pela corporação e os novos grupos chegam cada vez mais focados em atuar no processo de pacificação das comunidades.

– As novas turmas significam a renovação da Polícia Militar, e isso nos dá muita satisfação. É uma profissão exigente, em que os policiais devem estar sempre preparados fisicamente e psicologicamente, e também precisam estar sempre em uma zona de desconforto. Além disso, as novas turmas já estão saindo preparadas para trabalhar no processo de pacificação – explicou o coronel.

Primeiro colocado do grupo, o soldado Wagner Reis dos Santos, de 29 anos, recebeu do coronel Alberto Pinheiro Neto, o diploma e a medalha Marechal Nepomuceno Castrioto. O policial, que sempre desejou seguir a profissão, estava feliz por ter realizado seu sonho de infância.

– Desde criança, eu brincava de ser policial. É a realização de um sonho e estou muito feliz com a minha conquista. Mal posso esperar para começar a ajudar a população – afirmou o soldado.

Com a terceira nota mais alta turma, a soldado Melissa Araújo de Oliveira, de 24 anos, disse que a formatura é motivo de orgulho para sua família.

– Meus pais e minha família sempre me apoiaram e estão orgulhosos de mim. Agora, vou me empenhar para servir e proteger à sociedade. Essa formatura mudou a minha vida – disse a PM.

Mais de 4 mil soldados em 2012

Ao longo de 2012, a Polícia Militar formou 4.880 soldados, que passaram os últimos sete meses participando de aulas práticas e teóricas de tiro, sobrevivência, abordagem, direitos humanos, entre outras disciplinas importantes para a formação de um policial.

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG