quarta-feira, 21 de novembro de 2012

RIO: Quem é o favorito na região para ser governador?

Chegado momento especulativo da eleição de 2014, os pré-candidatos de seus respectivos partidos começam a medir forças. Numa análise feita sobre as cidades da região Norte Fluminense, fica nítida, pelo menos por enquanto, a vantagem do deputado federal Anthony Garotinho (PR) sobre os seus possíveis adversários na disputa pelo governo do Estado: Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Lindbergh Farias (PT).
Além do domínio exercido nos municípios da região, Garotinho se vê em vantagem também, com o racha entre os principais partidos que disputam o governo. Segundo o deputado, que insinuou por diversas vezes em seu blog, estar liderando as pesquisas de intenções com folga, ainda que o mesmo não divulgue instituto ou fonte do responsável pela pesquisa.
— O quadro para 2014 no estado do Rio de Janeiro é bem claro. Eu sou o pré-candidato que representa a oposição ao Cabral e PMDB. Além disso, venho atuando com firmeza e me dedicando à defesa dos interesses do Rio de Janeiro — disse Garotinho em seu blog.
Mesmo que no restante dos municípios do Rio ele esteja em desvantagem em relação ao PMDB, as eleições municipais vieram a favorecer Garotinho e Lindbergh Farias, pois estes participaram ativamente da campanha eleitoral municipal em todo estado, divulgando ainda mais suas imagens.
Lindbergh não se vê fora de um segundo turno. Ele especula, nesse cenário político atual, uma disputa com o deputado federal, que segundo o senador ainda é muito subestimado. “Não me vejo fora de um segundo turno por nada. Hoje, se tivesse um segundo turno, era eu contra o Garotinho. Ele mantém força no interior e Baixada, ganhou em São Gonçalo. As pessoas têm mania de menosprezar sua influência. Eu não o menosprezo, sei que ele tem força”, avaliou Lindbergh, que durante aeleição visitou diversos municípios da região.
Duelo – Na região, em municípios como Campos, Italva, São Francisco de Itabapoana, Quissamã, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua e Cardoso Moreira, o grupo de Garotinho esteve ao lado dos candidatos vitoriosos na disputa pela Prefeitura, Por sua vez, Lindbergh venceu em Macaé e Conceição de Macabu. O grupo do governador Sérgio Cabral (PMDB), que vai apoiar Pezão em 2014, venceu a corrida pelas Prefeituras de São João da Barra, São Fidélis e Cambuci.
“Será que o PT abriria mão lá em cima?”
Considerado por seus adversários a zebra na disputa pelo governo do estado, Luiz Fernando Pezão traz em seu arsenal não só a máquina e o apoio do governador, como também a rejeição de Garotinho na capital, assim como a de Lindbergh na Baixada Fluminense. Esperando um crescimento causado pela estrutura oferecida por Cabral, o pré-candidato do PMDB espera também surfar em seu índice de aprovação, de aproximadamente 71%. Juntamente com esses artifícios, surge à força do prefeito Eduardo Paes, que obteve 65% de votos válidos em sua reeleição a Prefeitura do Rio. Reforçando o discurso de candidatura própria de seu partido, ele disse: “O PMDB não pode abrir mão. Fizemos a maioria dos prefeitos, fizemos a capital, somos governo. Por que abriríamos mão para o PT? Será que o PT abriria mão lá em Brasília? Isso é disputa. É saber respeitar” afirmou o vice-governador.
 
Gustavo Matheus

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG