sexta-feira, 23 de novembro de 2012

RIO: Candidatos a Inspetor de Segurança farão curso de formação

» Ascom Secretaria de Administração Penitenciária

Fundação Ceperj classifica 782 candidatos para as 800 vagas oferecidas pela Seap

A convocação dos candidatos para a segunda e última etapa do concurso promovido pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) – curso de formação – já está no portal www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro). Os primeiros 400 classificados (320 homens e 80 mulheres) para as 800 vagas de Inspetor de Segurança deverão comparecer à aula inaugural do primeiro curso, às 8h da próxima segunda-feira (26/11), no Teatro Odilo Costa Filho, na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Data, horário e local do segundo curso ainda serão divulgados.

O curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, está sob a responsabilidade da Escola de Gestão Penitenciária e terá duração mínima de 300 horas/aula, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito, eliminando do concurso aquele que for reprovado por falta ou conceito. Tem por objetivo desenvolver uma sólida formação profissional, através de um programa de capacitação do aluno para o exercício das funções inerentes ao cargo, com ênfase no perfil crítico-reflexivo sobre o seu papel funcional no contexto da realidade prisional. A investigação do comportamento social do candidato, que também integra a segunda etapa, será realizada junto com o curso.

O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, explica que a Seap se reserva o direito de convocar gradualmente para o curso de formação os candidatos que atuarão nas unidades prisionais com maior carência de servidor, obedecida a ordem de classificação da prova escrita de conhecimentos – primeira fase da primeira etapa do concurso. Além do fato de a listagem das duas convocações já estarem disponíveis no portal da Fundação Ceperj, os candidatos também serão chamados por edital publicado no Diário Oficial do Poder Executivo do Estado e por correspondência pessoal com aviso de recebimento.

Os demais 382 candidatos e candidatas classificados para o segundo curso de formação deverão ficar atentos ao site www.seap.rj.gov.br, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, para saberem data, horário e local da apresentação da aula inaugural. Também deverão entrar em contato com a Escola de Gestão Penitenciária, no período de 25 a 31 de janeiro de 2013, pelos telefones 2332 8210 e 2332 8209 ou na própria escola, na Rua Senador Dantas, 15, Centro do Rio.

A investigação do comportamento social, a ser realizada junto com o curso de formação, deverá estender-se até o ato da investidura. De caráter eliminatório, ela será feita pela Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário, com a finalidade de verificar se o candidato possui condições sociais e familiares compatíveis com a função de Inspetor de Segurança e Administração Penitenciária – Classe III. Consistirá na verificação dos antecedentes do candidato nas esferas penal, civil e administrativa, além de pesquisa social (vida social e familiar). Conforme resultado dessa pesquisa, a Superintendência de Inteligência indicará se o candidato deve ou não continuar no curso de formação profissional.

A avaliação dos aspectos coletados resultantes da pesquisa ficará a juízo de comissão formada pelo Subsecretário Adjunto de Unidades Prisionais, pelo corregedor e pelo chefe da Assessoria Jurídica da Seap. Eles decidirão sobre a permanência ou não do candidato no concurso público. Quem for julgado contraindicado será excluído. Constitui última instância a decisão da comissão, que é soberana. Por isso, serão indeferidos liminarmente recursos ou revisões adicionais.

Este concurso público inscreveu 65.846 profissionais interessados nas 800 vagas oferecidas, sendo 640 para homens e 160 para mulheres. Para serem nomeados e receberem vencimentos de R$ 3.201,41 (correspondente ao mês de março de 2012), os candidatos passaram por prova objetiva de conhecimentos, prova de capacidade física, exame psicotécnico e exame de sanidade físico e mental. Os aprovados na segunda etapa cumprirão jornada em regime de plantão de 24 horas de trabalho por 72 de folga, em quaisquer das unidades prisionais em que forem lotados.

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG