sábado, 24 de novembro de 2012

RIO: Governador Sérgio Cabral se reúne com autoridades britânicas para Transição Olímpica Governamental

» Danielle Moitas

Objetivo é discutir a experiência de Londres 2012 na realização do evento, visando os Jogos do Rio, em 2016

Três meses depois da festa de encerramento das Olimpíadas de Londres, os governos britânico e brasileiro se reúnem, nesta sexta-feira (23/11) e sábado (24/11) para discutir a experiência do evento esportivo de olho na realização do Rio 2016. O governador Sérgio Cabral participou da abertura do "Transição Olímpica Governamental" ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, dos ministros britânicos adjuntos para Esporte e Turismo, Hugh Robertson, e para Segurança, James Brokenshire, e do chefe executivo do Comitê Organizador de Londres-2012, Paul Deighton.

Através do Programa Governamental de Observadores (PGO), representantes da organização dos Jogos Olímpicos de Londres vão falar sobre operações governamentais, construção e infraestrutura, transporte e operações, e segurança. O governador Sérgio Cabral destacou que o Rio tem muito a aprender com as autoridades britânicas responsáveis pelas últimas Olimpíadas.

- Creio que Londres pode nos passar grandes experiências. Foram Jogos Olímpicos extraordinários. Agradeço muito às autoridades britânicas e aos profissionais britânicos de todas as áreas. Acredito que nós, responsáveis por 2016, devemos absorver todo esse conhecimento. Sem dúvida essa transferência de tecnologia do conhecimento vinda de Londres, o mais recente evento tão bem sucedido, será muito importante para nós brasileiros – afirmou Sérgio Cabral.

Entre os temas em discussão nos dois dias de palestras estão como administrar o programa de construções e o seu legado; todos os aspectos da experiência da cidade durante os Jogos; o comando, controle e coordenação na área de segurança; e a administração de tráfego e gerência de multidões. O presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcio Fortes, lembrou que o objetivo é fazer o que Londres fez e dar um passo a frente.

- Esse espírito é o olímpico, de passar a mensagem de uma Olimpíada para a seguinte, a interação para que cada vez mais os Jogos possam ter o efeito desejado, não só na parte esportiva. O esporte tem que ser promovido, mas que haja mais interação entre as pessoas, e que a qualidade de vida da cidade seja melhorada – enumerou o governador.

O ministro britânico para Esporte e Turismo, Hugh Robertson, contou que, de acordo com a sua experiência, há cinco questões que um comitê organizador de Jogos Olímpicos precisa observar.

- Estabelecer uma governança efetiva com responsabilidades bem definidas, começar cedo para terminar cedo, construir com metas, a segurança que é algo importantíssimo, e que isso tudo é sobre o esporte. A experiência dos atletas tem que ser uma prioridade.

Rivalidade apenas em campo

O governador Sérgio Cabral aproveitou o evento para anunciar que o primeiro jogo da seleção brasileira no novo Maracanã acontecerá no dia 2 de junho, contra a Inglaterra. A entrega do estádio completamente reformado está marcada para o dia 28 de fevereiro e na próxima semana deve ser divulgado o edital de licitação para concessão do Maracanã.

- São dois ganhos. Ganha a população com mais conforto no entorno do Maracanã e os atletas vão ganhar um novo equipamento moderno - afirmou Cabral.

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG