terça-feira, 27 de novembro de 2012

RIIO: Complexo do Alemão e da Penha recebe Ação Global neste domingo

» Julia de Brito


Evento contou com apoio da Coordenadoria de Polícia Pacificadora


Centenas de pessoas participaram, neste domingo (25/11), do Ação Global, projeto promovido pela Firjan e por instituições parceiras no Complexo do Alemão e Penha. O evento, que aconteceu na sede da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), em Bonsucesso, ofereceu serviços ao cidadão como emissão de documentos, teste de glicemia, avaliação de peso, pressão arterial, aplicação de flúor, oficinas de customização, corte de cabelo, entre outras ações. A feira de serviços tem o objetivo de usar a informação e a mobilização social como estratégia de inclusão e resgate da cidadania. O conjunto de comunidades recebe as atividades até as 16h deste domingo.

- A instalação de UPPs nestas comunidades é antes de tudo uma oportunidade para que serviços cheguem a estas pessoas. Estamos muito felizes de estar colaborando. Antes, nestes locais, não havia a menor possibilidade de chegada de atendimento, agora há. Este é o caminho – afirmou o coordenador geral de Polícia Pacificadora, coronel da PM, Rogério Seabra, que participou de jogo de basquete com crianças no evento.

Tendas de secretarias e órgãos do Governo do Estado ofereciam atendimento à população, entre eles Detran-RJ, Defensoria Pública, CPP, e as secretarias de Trabalho e Renda e Assistência Social e Direitos Humanos.

Para a jovem Priscila Leixas, 22, mãe de Andressa, de apenas 11 meses, a iniciativa é muito boa. Ela tirou carteira de identidade e CPF na tenda do Detran-RJ:

- Moro em Piedade e resolvi vir ao Ação Global para resolver estas pendências – disse.

Na tenda da Defensoria Pública do Estado, centenas de pessoas faziam fila para esclarecer dúvidas com os defensores presentes. Foi o caso de Maria das Graças Botelho, de 61 anos. Moradora do Complexo do Alemão, ela recorreu ao serviço para saber como proceder em caso de dívida e nome no Serasa.

- A iniciativa é ótima porque aqui posso resolver várias coisas num dia só. A defensora me orientou muito bem e agora já sei onde ir para resolver meu problema.

De acordo com a defensora pública Juliana dos Anjos, a maior procura por atendimento refere-se a casos criminais, de registro civil, problemas previdenciários, e de endividamento.

- A Maria das Graças, por exemplo, está com um problema de dívida, mas que já foi até prescrita, e nome no Serasa. Ela terá que entrar com uma ação.

Jorge Pinto Paulo dos Santos, de 17 anos, comemorava a sua tão sonhada carteira de trabalho. Ele foi ao evento com a mãe, a irmã e a tia.

- Quero poder começar a trabalhar e aqui é uma oportunidade de fazer minha carteira, estou muito feliz.

Atores como Nando Cunha (o Pescoço), Lucy Ramos (a Sheila) e Mussunzinho (o Sidney), entre outros, da novela Salve Jorge, que tem um núcleo ambientado no Alemão, também participam do evento.

Apenas em 2012, no estado do Rio de Janeiro, o projeto já passou por Magé, Araruama, quadra do Salgueiro (Tijuca), Vila Isabel, Vila Olímpica da Mangueira, Rocinha, penitenciária feminina Talavera Bruce, Casimiro de Abreu e Bangu, realizando mais de 300 mil atendimentos gratuitos.

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG