sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Rio das Ostras terá programação para Dia de Luta contra Aids

No próximo dia 1º comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e a campanha do governo federal deste ano dará enfoque nos jovens homossexuais com idade entre 15 a 24 anos das classes C, D e E.

O maior índice de pessoas infectadas é justamente nessa faixa etária de jovens adultos em todo o país. Em Rio das Ostras, uma programação será realizada na Praça José pereira Câmara do dia 1º ao dia 7 de dezembro para incentivar a conscientização das pessoas em relação a Aids e doenças sexualmente transmissíveis.

Serão distribuídos pan-fletos com informações, além de preservativos e para quem quiser poderá ser feito o teste de HIV, cujo resultado sai em 15 minutos. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estão vulneráveis.

Rio das Ostras, que é um dos 499 municípios brasileiros que juntos possuem 90% dos casos de Aids, atende no Centro de Referência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (CRDST) cerca de 381 pacientes em acompanhamento de Aids e hepatites virais. Bianca Monteiro, coordenadora do programa municipal ADT/AIDS no município, fala da importância do teste de HVI, que será realizado na semana de luta contra Aids. “No Brasil temos 700 mil habitantes com o vírus, mas somente 300 mil sabem por isso as pessoas devem perder o medo de fazer o teste, pois quanto antes começam se tratar melhor é”, afirma Bianca.

O teste de HIV também pode ser realizado no Centro de Referência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (CRDST) que fica na Avenida Guanabara, s/n, no bairro Extensão do Bosque. O atendimento é das 8h às 21h e o teste deve ser agendado.

Fonte: Macaé News (www.macaenews.com.br)

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG