segunda-feira, 26 de novembro de 2012

RIO: Zona Portuária recebe seu 1º Festival Gastronômico e Cultural

 » Alícia Barroso


Concurso selecionará os melhores pratos da região no dia 1º de dezembro

Os moradores dos morros da Providência e do Pinto vivenciam um final de semana especial com a realização do I Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Porto, que conta com o Apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).

O concurso, que selecionará os melhores pratos da zona portuária, foi criado com o objetivo de estimular a criação de novas receitas e de contribuir para a melhoria no atendimento dos estabelecimentos participantes. No total, são 16 concorrentes.

- Essa é uma oportunidade que eles têm de desenvolver seu negócio. Emuita gente tem vindo participar, alguns de muito longe – afirmou Jocelene Ignácio, da SEASDH e responsável pelo concurso.

Segundo ela, a expectativa é que cerca de 2 mil pessoas participem do festival, que conta ainda com feira de artesanato e apresentações musicais. No entanto, a principal atração é mesmo a culinária. E o desafio para os concorrentes foi desde a criação da receita – que deve ser inédita – até o atendimentos aos clientes. Todo o conjunto será avaliado por um grupo de jurados que foi selecionado para participar do concurso.

- Nós da Secretaria, em parceria com o Sebrae, realizamos reuniões com esses comerciantes há cerca de dois anos e, durante esses encontros, eles aprendem como melhorar a qualidade do seu negócio e como aumentar seus lucros - destacou Jocelene.

Um dos concorrentes é o estabelecimento de Rosana Damasceno, que selecionou um de seus pratos mais pedidos: jabá com jerimum na massa.

- Vendo mais de 60 porções por dia só desse prato. Por isso, estou confiante de que posso conquistar um prêmio. Mas já estou muito feliz de estar participando. Tenho certeza de que meu restaurante ganhará mais visibilidade – disse.

Já Juraci Vilela, viu no festival a oportunidade de realizar um sonho que já tinha há anos.

- Há muito tempo criava meus pratos na minha própria cozinha e vendia para os moradores daqui. Mas resolvi aproveitar esse concurso para fazer uma obra na minha casa e abrir esse espaço, que a partir de hoje passa a ser aberto ao público – revelou.

A cozinheira selecionou para o concurso um nhoque de camarão e conseguiu surpreender os consumidores.

- O prato dela está muito saboroso. Estamos adorando o concurso, pois é uma oportunidade única de conhecer a comunidade e de experimentar pratos diferentes – disse Ana Lúcia Perdigão, moradora do Jardim Botânico que foi participar do festival com a filha.

Os estabelecimentos concorrem em cinco categorias: prato mais saboroso, mais criativo, melhor decoração, melhor atendimento e cerveja mais gelada. A premiação acontece no dia 1º de dezembro, na Vila Olímpica da Gamboa.

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG