sexta-feira, 23 de novembro de 2012

NITERÓI: Blitz retira carcaças de embarcações de canal

 » Fonte: Ascom da Secretaria do Ambiente

Ação coordenada irá resolver antigo problema ambiental e de navegação da Baía de Guanabara

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, e o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, participam nesta sexta-feira (23/11) de blitz ambiental para o início da retirada de embarcações e outros materiais submersos espalhados pelo Canal de São Lourenço, em Niterói.

O Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar) não está funcionando já que as carcaças submersas impedem a navegação e a atracação no cais situado no Canal de São Lourenço. A remoção das embarcações submersas permitirá a dragagem do curso d'água hoje assoreado.

Em operação conjunta, a Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), órgão da Secretaria do Ambiente, o Inea, a Capitania dos Portos (Ministério da Marinha) e o Ministério da Pesca e Aquicultura realizam a blitz ambiental marcando o início das ações práticas para a retirada das inúmeras carcaças de embarcações abandonadas na Baía da Guanabara.

A ação faz parte da estratégia coordenada dos governos estadual e federal para resolver o antigo problema ambiental e de navegação na principal entrada da rota de navegação marítima do município. Esses entulhos prejudicam o tráfego marítimo e causam poluição ambiental, na medida em que diversos materiais vão se degradando em contato com a água salgada.

A iniciativa para a remoção das embarcações das águas do canal tem ainda colaboração dos estaleiros Bigmar Navegação e Equipe Mar, além da empresa de mergulhadores Pacific Sub.

Serviço

Quando: sexta-feira (23/11), às 10h

Ponto de encontro: Centro Integrado de Pesca Artesanal - na Avenida do Contorno, 3.500, Barreto, Niterói

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG