terça-feira, 27 de novembro de 2012

Caravana científica visita escolas públicas do Rio

Caminhonete itinerante leva experimentos e atividades educacionais às crianças

Uma caminhonete itinerante leva experimentos científicos e atividades educacionais para crianças e professores do ensino básico de escolas públicas do município do Rio. Contemplado pela Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio), com o edital Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, na edição de 2012, o projeto ICB Vai à Escola é coordenado por neurocientistas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

– O apoio da Faperj permite que possamos dar continuidade a essa iniciativa, que surgiu há cerca de cinco anos, com o apoio do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], e chamava-se  Ciência sobre Rodas – disse o coordenador do projeto, o neurocientista e professor do ICB, Roberto Lent.

Acompanhados por uma equipe de monitores, Lent e Flavia Regina Lima, também coordenadora do projeto e professora do Instituto, realizam visitas semanais às diversas escolas públicas recomendadas pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do Rio.

As unidades ficam em bairros como Brás de Pina, Vila da Penha, Olaria e as comunidades da Maré e do Alemão. Ações práticas e lúdicas sobre o corpo humano Na escola, são realizadas atividades práticas e lúdicas sobre o corpo  humano, que ajudam a motivar as crianças para o estudo da ciência. Uma delas é uma brincadeira em que os  estudantes do oitavo ano tentam adivinhar como é o cérebro humano. Outra ação realizada pela equipe do ICB para despertar a curiosidade pela ciência nas escolas é a oficina do esqueleto.

– Divididas em grupos, as crianças têm que montar um esqueleto a partir de moldes de ossos, como um quebra-cabeças. Depois de erros e tentativas, é realizada uma palestra sobre a anatomia do corpo humano, com ajuda de um esqueleto já montado corretamente – afirmou Flavia Lima.

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG