quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

MACAÉ: POSSE DOS NOVOS DIRETORES DA REDE MUNICIPAL ACONTECE NA PRÓXIMA TERÇA DIA 10/01/2012

A posse dos novos diretores e adjuntos da rede municipal de ensino, que foram escolhidos por meio de eleição direta, acontece na próxima terça-feira (10). A solenidade será realizada às 14h, na Cidade Universitária. Os novos dirigentes já estão atuando nas unidades de ensinos Fundamental e Educação Infantil desde a última segunda-feira (2), após passarem por um período de transição junto aos antigos diretores. A eleição tem validade de três anos, cabendo recondução por igual período.
De cerca de 60 escolas municipais de Ensino Fundamental, 16 contam com novos diretores, enquanto 44 diretores receberam a maioria dos votos e se mantiveram no cargo. Além disso, das 43 escolas de Educação Infantil, oito contam com novos diretores escolhidos nesta eleição e 35 que se mantiveram no cargo. De acordo com o Secretário de Educação, prof. Guto Garcia, o processo democrático do ensino municipal foi de suma importância para toda a comunidade escolar:
- O processo da eleição direta para diretor da rede municipal de ensino, que faz parte do Plano de Democratização da Gestão Escolar, contou com a participação de alunos, pais e professores. Além disso, para elaborar o processo eleitoral, a equipe da Secretaria de Educação estudou legislações e editais de vários municípios. Conseguimos alcançar resultados positivos - destaca.
O processo de eleição para a escolha dos novos diretores foi dividido em três fases. Na primeira etapa os diretores realizaram uma prova de certificação sobre gestão das escolas preparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e apresentaram um plano de Gestão Escolar. Já a eleição direta ocorrida no dia 12 de dezembro de 2011, que contou com a participação de professores, servidores vinculados à escola, alunos, pais e responsáveis, completou a segunda etapa do processo.
- O próximo passo é a terceira fase do processo, em que estes diretores eleitos vão participar de um curso de pós-graduação e ou Extensão em Gestão Escolar ou Informática, oferecidos pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Além da democratização, o objetivo é melhor qualificar os gestores para contribuir com a qualidade do processo ensino-aprendizagem, ressalta o secretário de Educação.
Outro ponto positivo alcançado em 2011 foi a Lei Complementar nº 191/2011, que além de prever sobre a regulação da função de Direção de Unidade Escolar da rede municipal de ensino de Macaé e outras providências, determina gratificações aos profissionais que atuam na gestão escolar a partir deste mês de janeiro.
Certificação - Na mesma data, também na Cidade Universitária, às 18h, haverá a certificação dos que são considerados aptos a atuar no cargo de dirigente de unidade escolar e alcançaram resultado mínimo de 50% na prova que serviu como primeira fase da eleição. O diploma de certificação profissional tem validade de sete anos, a contar a partir da data de divulgação dos resultados, sem prorrogação.

Fonte: Macaé News (www.macaenews.com.br)

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG