segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SJB: SECRETARIA DE AGRICULTURA EXPANDE TRABALHO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE HORTALIÇAS

O trabalho de produção de mudas de hortaliças, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura de São João da Barra e cujo destino são as hortas espalhadas pelas escolas municipais e produtores da agricultura familiar, irá ganhar um significativo reforço. Em fase de conclusão, deverá entrar em funcionamento nos próximos dias uma estufa, que está sendo construída no Horto Municipal, com capacidade de produção de até 32 mil unidades em um período de 15 a 20 dias.

Com sete metros de largura por 25 metros de comprimento, as estufa tem toda sua estrutura em PVC e comporta 300 bandejas, com cada uma delas contendo 108 mudas de beterraba, alface, repolho, berinjela, couve, cebolinha, entre outras variedades. “Existirá uma rotatividade de produção, já que em no máximo em 20 dias essas mudas já poderão ser transplantadas”, explicou o secretário de Agricultura de São João da Barra, Osvaldo Barreto.

Dentro do programa de expansão da produção de mudas está prevista, de acordo com o secretário, a construção de outras quatro estufas semelhantes à do Horto e que estarão espalhas pelas localidades de Rua Nova, no Quarto Distrito, e Pipeiras, Sabonete e Água Preta, todas no Quinto Distrito do município. A montagem deverá ter início no final de dezembro, com prazo de funcionamento de três meses.

— A meta é possibilitar o acesso a produtos orgânicos e de qualidade. E essas estufas contribuem no cumprimento dessa finalidade. Vale ressaltar o trabalho desenvolvido no Horto Municipal, onde mantemos uma horta auxiliando no abastecimento às escolas e ao Retiro São João Batista, que atende idosos do município. Também no Horto desenvolvemos o trabalho de cultivo e distribuição de mudas frutíferas, como caju, manga, laranja, pinha e pitanga — destacou o secretário.

Projeto Horta para Todos – Um dos beneficiados com o trabalho de expansão da produção de mudas, realizado pela Secretaria de Agricultura de São João da Barra, o projeto Horta para todos vem funcionando em 32 das 34 unidades escolares do município. Seu objetivo é a produção de hortaliças em um espaço antes ocioso e foi posto em prática em 2011 pela Agricultura em parceria com a direção das escolas.

Contando atualmente com 380 alunos da educação infantil ao ensino fundamental, a Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, na sede do município, está inserida no projeto. Há exatos cinco meses a diretoria recorreu à Secretaria de Agricultura para a construção de uma horta 120 metros quadrados.

— Essa horta hoje ajuda na alimentação dos alunos, pois são colhidos produtos de qualidade para o preparo, principalmente, de saladas. Outro fato interessante é que os alunos participam da manutenção da horta e assim podemos interagir com eles sobre sua importância — destacou o diretor Flávio Martins dos Santos.

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG