segunda-feira, 21 de novembro de 2011

QUISSAMÃ: ProJovem estimula crescimento profissional de adolescentes

site1

O ProJovem Adolescente é um programa do Governo Federal que em Quissamã funciona em parceria com o Governo Municipal. Esta modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens é voltada, exclusivamente, para a faixa etária de 15 a 18 anos, para alunos devidamente matriculados na rede pública de ensino. Em Quissamã, a modalidade do ProJovem Adolescente foi criado em 2008 e atende cerca de 120 jovens ligados ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Os adolescentes participam de oficinas ligadas a arte, cultura e esporte, e de encontros em sala de aula com temas relacionados ao meio ambiente, saúde e direitos humanos. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira na sede do ProJovem, com carga horária de 12 horas semanais.

“Este serviço é de muita importância para a qualidade de vida dos jovens. Eles recebem toda assistência, além de acompanhamento psicológico social, com resultados positivos”, disse Elisabeth Sans, secretária de Ação Social, enfatizando que até dezembro os alunos receberão o certificado do curso de informática.

De acordo com Keidma Aparecida David, coordenadora da unidade Projovem, o projeto é uma complementação social básica à família. “Criamos mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Sempre procuramos debater com os alunos assuntos relacionados ao dia a dia, como ter responsabilidade e saber se comportar em determinadas situações”, salientou Keidma, acrescentando que os jovens recebem orientações em três eixos distintos: convivência social, participação cidadã e mercado de trabalho.

O ProJovem ainda atua em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente através do NEA-BC (Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos-Petrobras) com cursos para a formação de jovens lideranças comunitárias.

Cileila Nolasco é orientadora social do Programa e diz trabalhar com os alunos pontos importantes para a mudança pessoal, debatendo assuntos relacionados a juventude. “Estimulamos nos alunos a capacidade de auto-crescimento, mudança de comportamento e investimentos neles mesmos”, ressalta a orientadora, dizendo ainda que “todo trabalho é em prol dos jovens, de seu desenvolvimento e evolução pessoal”.

“Com as aulas estou aprendendo boas lições que posso levar pro futuro, noções de comportamento, cidadania, como tratar melhor as pessoas, além de participar de atividades físicas” , disse Aline Fernandes, 17 anos, destacando que se sente feliz em fazer parte do programa ProJovem e de ter uma ocupação durante o dia, podendo aprender sempre mais.

Podem ser incluídos no programa ProJovem Adolescente, os jovens que estão saindo do PETI Infantil (que já completaram 15 anos), os que pertencem ao programa Bolsa Família e os que são encaminhados pelo Conselho Tutelar ou pela Defensoria Pública.

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG