terça-feira, 22 de novembro de 2011

SJB: A PREFEITA CARLA MACHADO EXPLICOU NESTA SEXTA-FEIRA, DURANTE A VISITA DOS DEPUTADOS ESTADUAIS QUE INTEGRAM A COMISSÃO ESPECIAL QUE ACOMPANHA AS O

Educadores da rede municipal de ensino de São João da Barra, de outros municípios fluminenses e do estado de São Paulo, além de uma equipe do MEC, participam, nos dias 21 e 22 de novembro, de uma reunião do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização. O evento acontece no SESC Mineiro, na praia de Grussaí, a partir das 8h e, entre os objetivos, estão o planejamento de estratégias para os últimos dias de aula de 2011 e a definição de metas para 2012.

A metodologia do Programa de Correção do Fluxo Escolar na Alfabetização foi implantada no município em 2008, por meio de uma parceria com o GEEMPA (Grupos de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação), vinculado ao Plano de Ações Articuladas, do MEC. A meta e melhorar ao máximo o nível de aprendizagem dos alunos.

O foco são alunos do segundo ano do ensino fundamental em diante ou os que, mesmo já alfabetizados, não desenvolvem competências compatíveis com o ano que estão freqüentando. Os professores que trabalham no Programa participaram de uma formação inicial de cinco dias no Rio de Janeiro e ainda passam por assessorias para discussão e resultados do trabalho realizado.

- Do total de 100 alunos que participaram do Programa no ano de 2010 em São João da Barra, 80% foram alfabetizados ao final de quatro meses. Este ano queremos superar o percentual passado e atingir a meta de alfabetizar 100%. O objetivo consiste em acertar o passo das aprendizagens escolares a partir de seu limiar fundamental, que é a aquisição da leitura e da escrita - destacou Débora Barcelos, coordenadora do Programa em São João da Barra.

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG