segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SJB: PREFEITA CARLA FALA SOBRE PROJETOS ESTRUTURANTES AOS DEPUTADOS

A prefeita Carla Machado explicou nesta sexta-feira, durante a visita dos deputados estaduais que integram a Comissão Especial que acompanha as obras do Super Porto do Açu, em São João da Barra, as obras estruturantes realizadas pela administração municipal, nos últimos anos. Ela falou também de parceria com a empresa e na próxima semana encaminhará à Comissão os Termos de Compromisso firmados com o empreendedor a fim de mitigar efeitos socioeconômicos e ambientes. Nesta sexta-feira os cinco deputados que fazem parte da Comissão – Clarissa Garotinho, presidente, João Peixoto, Luiz Paulo Corrêa da Rocha, Janira Rocha e Alessandro Calazãns – visitaram pela primeira vez as obras do Porto e conheceram de perto o projeto do Distrito Industrial.

Projetos como o Entreposto Pesqueiro, as iniciativas de apoio na área de saúde e segurança e a Vila da Terra, foram citados como exemplos de parcerias entre Prefeitura e empreendedor. Durante sua fala, que aconteceu no Centro de Visitantes que o empreendimento mantém, a prefeita destacou a possibilidade de autossuficiência econômica de São João da Barra “que antes era considerada fim de linha”. Em seguida enfatizou a importância do projeto para a Região, que possui um dos mais baixos IDHs – Índice de Desenvolvimento Humano, medido pela Organização das Nações Unidas – do Brasil.

- Não é fácil para o poder público, não é fácil para o empreendedor, não é fácil especialmente para a nossa população que irá passar por um processo de adaptação, compreender toda essa dinâmica e como isso transformará o perfil econômico da Região e especialmente de São João da Barra, que nunca se viu diante de uma oportunidade de desenvolvimento como esta. Essa Comissão é muito importante a fim de dar maior conhecimento a respeito dos Termos de Compromisso que temos firmado, afirmou a prefeita. “Entretanto, temos trabalhado muito, planejado como as coisas acontecerão, realizado obras importantes e principalmente, capacitado nossa mão de obra”, acentuou a prefeita.

Carla destacou ainda os esforços realizados pela administração municipal no sentido de dotar a cidade de infraestrutura e condições de receber estes investimentos e os trabalhadores que morarão na cidade a partir do início das

operações das empresas, como especialmente, oferecer melhor condição de vida aos são-joanenses: “temos realizado um trabalho muito intenso, especialmente de capacitação, mas também de valorização das vocações locais, a fim de que todos os seguimentos econômicos e sociais possam estar inseridos no processo de desenvolvimento”.

A preocupação da prefeita com a inserção da população local no processo de desenvolvimento foi destacada tanto pelos executivos do grupo EBX quanto por técnicos do escritório do arquiteto Jaime Lerner, responsáveis pela proposta de um novo Plano Diretor para São João da Barra: “Temos seguido as orientações a prefeita e do corpo técnico da Prefeitura no sentido de que os eixos estruturantes possam integrar a cidade ao empreendimento, a fim de que todos possam estar inseridos no processo de desenvolvimento, mantendo as características de São João da Barra, incentivando as vocações locais e preservando os aspectos históricos e naturais de São João da Barra”, destacou o representante do escritório de Jaime Lerner.

O presidente da Rex, empresa do Grupo EBX responsável pelos empreendimentos imobiliários, Marcos Adnet, também ressaltou a importância da Prefeitura na orientação do trabalho de ordenação da ocupação do solo urbano. “A Prefeitura é fundamental no projeto, porque estamos trabalhando sobre um projeto que está tratando de um projeto urbanístico de longo prazo. São João da Barra terá um crescimento urbano, mas também haverá setores de crescimento induzido e temos nos preocupado, inclusive, em garantir e incentivar o setor agrícola, a fim de desenvolver essa, que é uma atividade secular da população local”, ressaltou.

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG