segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CAMPOS: Falta de leito em UTI pode ter causado morte de paciente no HFM.

877

Foto: Secom/Campos

A saúde de Campos está cada vez pior. Se não bastassem os problemas já repercutidos no site, a cada dia surgem novas irregularidades no setor. A falta de leitos de UTI no Hospital Ferreira Machado (HFM) pode ter causado a morte de uma pessoa na última quinta-feira. André Luiz Virgílio faleceu após ficar durante toda quinta-feira esperando uma vaga.A família da vítima está revoltada e não descartou entrar com uma queixa-crime contra a secretaria de Saúde de Campos. A situação foi discutida durante o programa Espaço Aberto, na Rádio Continental, apresentado pelo Deputado Estadual Roberto Henriques.

No programa, o deputado lembrou que no mês passado o Governo do Estado deu a Campos 18 leitos de UTI (10 para o HFM e 8 para o HGG). Mas, até agora nenhuma foi utilizada. O material estaria guardado dentro do almoxarifado do Ferreira Machado e não estão sendo usados porque a estrutura do Hospital ainda não está pronta.

De acordo com Jorge Virgílio, irmão da vítima, ele passou mal na quarta-feira e foi levado para o P.U do Saldanha Marinho. Quando chegou ao local, o médico constatou que o problema era de uma gravidade maior e encaminhou o paciente para o Hospital Ferreira Machado (HFM), ainda na noite de quarta. Na quinta-feira, André foi medicado durante todo o dia, mas a dor permanecia. No início da noite, uma assistente social informou à família que seria necessária a internação do paciente em um quarto de UTI. Mas foi tarde. André não resistiu e sofreu uma parada cardíaca. “Quando a assistente social nos informou isso, já era tarde. Meu irmão estava em estado terminal”, lamenta.

Para a surpresa dos familiares, a mesma assistente social informou que esse pedido já havia sido feito desde o início do dia, mas por falta de vagas ele não foi levado para a UTI. Jorge ressaltou que a família vai se reunir para decidir se entra ou não com uma queixa contra a Secretaria de Saúde do município. “Estamos conversando e vamos ver se entraremos com uma queixa-crime contra a secretaria. Sabemos que isso não vai trazer meu irmão de volta, mas não queremos que outras famílias passem pela mesma situação”, disse.

Jorge participou por telefone do programa do Roberto Henriques. O deputado lamentou a morte de André e ainda lembrou que a falta de leitos no município tem sido uma das coisas mais abordadas por ele. Tanto que além das 18 UTIs enviadas à Prefeitura, uma visita da equipe técnica da secretaria Estadual credenciou o Hospital Álvaro Alvim em Campos pode receber UTI’s ainda esse ano.

A prefeitura de Campos sabia desde abril do ano passado que o estado ia enviar as UTIs e nada foi feito para acelerar a obra, que garantiriam a instalação do equipamento. Há reclamações que a obra nunca acaba. “Veja o exemplo da direção do Álvaro Alvin, que foi elogiada pela equipe técnica da secretaria de Estado de Saúde, em face da boa qualidade do projeto da área física executada em bem menos tempo”, destacou o deputado.

A equipe do CAMPOS NOTÍCIA tentou contato com a secretaria municipal de Saúde, mas não conseguiu. Já a assessoria da Fundação João Barcelos Martins, responsável pelo HFM, não trabalha durante os finais de semana. No plantão, não havia ninguém que pudesse responder às denúncias.

Fonte: www.camposnoticia.com.br

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG