sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

RIO: Rosinha Garotinho vai disputar o governo estadual em 2014 ?

 
Os eleitos no pleito municipal de outubro nem foram ainda diplomados e a eleição para o Governo do Estado já entrou na pauta das principais rodas de conversas e notícias da imprensa. Com dois pré-candidatos declarados — o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o senador Lindberg Farias (PT) — outro nome surgiu: o da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR).

Segundo o jornalista Lauro Jardim noticiou em sua coluna Radar Online, o próprio Lindberg trabalha com a hipótese de enfrentar Rosinha e não o deputado federal Anthony Garotinho em 2014. A informação foi replicada no blog “Ponto de Vista”, de Christiano Abreu Barbosa.

De acordo com o blogueiro, o raciocínio segue o mesmo já usado para conquistar a Prefeitura em 2008: Rosinha seria melhor candidata do que Garotinho, por sua rejeição ser menor e imagem melhor que a do marido deputado. Caberia a Garotinho se dedicar ao que já vem fazendo: prover estrutura e planejar a campanha.

O maior problema seria abrir mão do controle da Prefeitura de Campos, para a qual Rosinha foi reeleita. Nesse caso, a Prefeitura passaria para o vice, Dr. Chicão Oliveira (PP).  Presidente do PR em Campos e filho do casal, Wladimir Garotinho diz que é muito cedo para tratar deste assunto.

— Nosso grupo político nunca pensou nisso. Nem mesmo numa candidatura de Garotinho. Isso só será decidido lá na frente. Se o panorama estiver favorável a ele (Garotinho), ele vem. Caso contrário não — explica.

Wladimir afirma que os possíveis adversários estão antecipando o debate político de 2014 por, segundo ele, “verem que Garotinho tem a preferência. Mas está muito cedo para discutir isso”, opina.

Carta na manga — O nome de Rosinha tem sido uma carta na manga do grupo do deputado federal  Garotinho. Foi assim, na primeira vez que se candidatou, em 2002, para concorrer ao cargo que Garotinho tinha renunciado para candidatar-se à Presidência da República. Seu nome começou a aparecer entre os aliados antes mesmo de Garotinho deixar o cargo. Seu partido na ocasião começou a trabalhar seu nome, fortalecendo-o entre os aliados. Candidata, Rosinha Garotinho foi a primeira mulher eleita para o Governo do Estado do Rio e venceu no primeiro turno. Em 2008, na disputa pela Prefeitura de Campos, Garotinho voltou a utilizar a sua “melhor carta” e venceu a eleição.

Texto: Suzy Monteiro
Fonte: fmanha.com.br

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG