quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SJB E SFI: Com praias impróprias para banho.

População precisa estar atenta a qualidade da água do mar.
Confira as praias do interior do Rio que estão impróprias para banhistas.

Fonte: G1 Serra, Lagos e Norte do RJ
 Muitos trabalhadores aproveitaram o feriado e foram para o Litoral do Rio em busca de uma praia. Mas antes de programar a viagem, o banhista precisa ter um cuidado. Ele deve saber como está a qualidade da água do mar. Na cidade de Macaé, por exemplo, três praias não são indicadas para banho. Em Rio das Ostras, uma está imprópria.

O domingo (18) foi de sol e praias lotadas nas duas cidades. Após dias chuvosos o que muita gente queria era aproveitar o litoral do interior fluminense, mas o que muitos não sabiam era que algumas dessas praias estavam impróprias para banho, segundo o levantamento do Instituto Estadual do Ambiente.

A coleta semanal de material para análise apontou que em Macaé três, das nove praias avaliadas, estão impróprias para o banho. São elas: Aeroporto, Forte e Praia da Barra de Macaé. Mesmo assim, muitas pessoas ignoraram a placa de alerta e entraram no mar. Já na Praia do Pecado, liberada pelo Inea, surfistas, banhistas e turistas aproveitavam o dia. As praias de Cavaleiros, Campista, Imbetiba Barreto e Lagomar também estão liberadas para o banho.

Em Rio das Ostras, o levantamento do Inea apontou que entre as nove praias avaliadas, somente a do Cemitério esta imprópria para banho. No local, a água tem mais coliformes fecais que o permitido.

A notícia pegou muita gente de surpresa e deixou moradores e turistas descontentes com a situação. Para evitar micoses, diarréias e outras doenças o ideial é passar longe das praias impróprias, não entrar no mar depois de periodos chuvosos. Além disso, o banhista deve dar preferência a praias que não recebam água de rios, canais e córregos.

As praias do Sossego em São Francisco de Itabapoana está imprópria assim como as praias de Chapéu do sol e Atafona em São João da Barra, segundo o Inea.

Em Cabo Frio, os banhistas devem evitar a praia da Passagem. Em Araruama, a de Amores. Já em Saquarema não são indicadas para o banho a Lagoa de Araruama e a do Boqueirão.
As praias das cidade de Búzios e Arraial do Cabo estão todas liberadas.

A orientação é para que 24h depois de chuva, os banhistas evitem o banho de mar. A observação vale para qualquer praia.

Quem quiser conhecer a qualidade da praia de sua região pode consultar o estudo divulgado pelo INEA, no próprio site da instituição.

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG