sábado, 24 de novembro de 2012

RIO: RIOSOLIDARIO forma profissionais para rede de apoio à mulher

» Ascom Secretaria Assistência Social e Direitos Humanos

Objetivo é capacitar e compreender a violência feminina da infância à fase adulta

Nesta quinta-feira (22/11) o RIOSOLIDARIO-Obra Social do Rio de Janeiro ofereceu curso de capacitação para profissionais da rede de apoio à mulher e meninas em situação de violência. A iniciativa se deu em parceria com o Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NESA/UERJ), através da Rede de Apoio a Mulher Adolescente, projeto Rama.


O curso tem como objetivo capacitar profissionais da rede de atendimento à mulher (saúde, assistência social, segurança, educação), para uma compreensão geral da violência feminina, numa perspectiva intersetorial para a prevenção e enfrentamento do quadro que envolve meninas, adolescentes e jovens.


As atividades aconteceram durante todo o dia no auditório da sede da obra social, com foco no debate de propostas de intervenções para o setor de saúde, assim como procedimentos de sugestões de abordagem e conduta dos problemas identificados, na intenção de debater e encontrar soluções pelo grupo.


Para a coordenadora de atenção primária do NESA/ UERJ, Margareth Bracet, o mais importante nessa sensibilização é treinar o profissional para que apure o seu olhar e a sua escuta, que favoreça perceber os diferentes tipos de violência ao realizar o atendimento.


- Quando conversamos com os profissionais dos órgãos de atendimento à mulher, geralmente ouvimos deles que não há atendimento de adolescentes. Contudo, percebemos que o que ocorre é que as adolescentes não são identificadas. Essa faixa etária não é identificada adequadamente, às vezes são vistas como crianças ainda, ou já como adultas. Precisamos ver essas adolescentes e lidar com elas, porque é uma época de conflitos, mas há a possibilidade de um atendimento, um acolhimento de qualidade, porque é também uma época de crescimento – disse Margareth.


O RIOSOLIDARIO é mais um aliado na luta para interromper o ciclo de violência contra a mulher. Em março de 2007, implantou a Casa Abrigo - Lar da Mulher com o objetivo de conceder à mulher e seus filhos, vítimas de violência doméstica, condições de proteção e promoção de sua cidadania, a fim de criar mecanismos de articulação e integração às redes de assistência psicológica, social e jurídica. A Casa já acolheu mais 400 mulheres que se encontravam em risco de morte.

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG