segunda-feira, 12 de novembro de 2012

BRASIL: Dia Mundial da Diabetes celebrado no dia 14 de novembro

Autor: Álvaro Cerqueira
Catorze de novembro é o Dia Mundial da Diabetes, efeméride criada em 1991 e reconhecida pela ONU desde 2007. O objetivo desta data é suscitar uma reflexão sobre o aumento da diabetes em todo o mundo.
Criado em 1991 por parte da International Diabetes Federation e pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Diabetes é celebrado no dia 14 de novembro, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas desde 2007.
Esta efeméride pretende alertar as entidades de saúde para um problema que se agrava. A celebração da data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU após aprovação das Nações Unidas em Dezembro de 2006.
O Dia Mundial da Diabetes é celebrado a 14 de novembro, dia de aniversário de Frederick Banting, que esteve na base da descoberta da insulina, em 1922, juntamente com Charles Best.
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal é o terceiro posto da lista de países com maior taxa de prevalência da diabetes, com 9,7 por cento, o que contrasta com a média dos 33 países daquela organização, que não supera os 6,5 pontos percentuais. Só o México e os Estados Unidos da América apresentam pior registo do que Portugal.
Estima-se que haja em todo o mundo cerca de 90 milhões de diabéticos, número que deverá crescer para 100 milhões de diabéticos, em 2030. Este aumento resulta dos maus hábitos alimentares e estilos de vida pouco saudáveis, ao que se associa o envelhecimento da população.
Os dados deste estudo da OCDE vão de encontro à realidade preocupante em Portugal: cerca de 9000 portugueses morrem, anualmente, devido à diabetes. As estimativas para a mortalidade relacionada com a diabetes representam 8,5 por cento da mortalidade total e 100 mil anos de vida perdidos devido à doença, segundo o estudo ‘Os Custos e Carga da Diabetes Mellitus Tipo 2 em Portugal’, apresentado no Dia Mundial da Diabetes do ano passado.
Por outro lado, o custo médio das embalagens de medicamentos para a diabetes duplicou numa década, subindo de 9,7 milhões de euros em 2000 para 22,3 milhões de euros em 2010. Este aumento representa um custo total direto dos medicamentos dispensados em ambulatório de 208,2 milhões de euros.
No dia 14 de novembro, volta a assinalar-se o Dia Mundial da Diabetes, que permitirá uma reflexão sobre estes números assustadores e sobre uma realidade que não pode deixar de preocupar.

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG