quinta-feira, 14 de junho de 2012

Investimentos da PreviCampos no Banco Cruzeiro do Sul estão ameaçados

Uma matéria publicada esta semana pelo jornal OGlobo, deixou servidores municipais de Campos que são assistidos pela PreviCampos, muito preocupados acerca dos investimentos que estão sendo feitos para o fundo de pensão. A preocupação tem motivo. O Banco Cruzeiro do Sul está sendo investigado pela polícia federal, que quer saber se houve fraude ao sistema financeiro nacional depois da descoberta de um rombo de R$ 1,3 bilhão na contabilidade, o que deixa os fundos de pensão ameaçados.
Segundo levantamento da Previdência, responsável pela fiscalização dos regimes de aposentadoria de servidores estaduais e municipais, 41 fundos têm dinheiro aplicado no Cruzeiro do Sul, sendo 36 municipais, entre eles o PreviCampos (RJ), e cinco institutos estaduais (Pernambuco, Rondônia, Amapá, Amazonas e Pará). Praticamente todos os investimentos estão concentrados em Fidcs, onde o BC também detectou problemas — lançamentos de créditos fictícios.
De acordo com a vereadora Odisséia Carvalho, na última sessão realizada na câmara de vereadores, foi solicitado um pedido de informações sobre os investimentos do PreviCampos junto ao banco Cruzeiro do Sul, mas representantes do governo no legislativo votaram contra.
“Isso é um absurdo, porque o cidadão tem o direito de saber pra onde o dinheiro dele está indo. Não podemos negar uma solicitação de informação de um assunto polêmico e de interesse público. Se, como vereadores nós não conseguimos, eu estou protocolando diretamente na prefeitura, um pedido de informação sobre a PreviCampos. Nós estamos vivendo um momento importante em que o direito à informação virou fundamental.”, finalizou a vereadora Odisséia Carvalho.
Na última terça-feira, 12 de junho, o deputado estadual Roberto Henriques também cobrou publicamente da prefeitura informações a respeito dos investimentos da PreviCampos no banco Cruzeiro do Sul. De acordo com o deputado, na época em que ele era Prefeito, já tinha em caixa quase 300 milhões de reais e que supõe que de 2008 para cá, esses valores devam ter crescido muito. Com a ausência de respostas por parte da prefeitura, Roberto desabafou na bancada da Alerj.
“O que esconde a Prefeita Rosinha, que não quer deixar a população de Campos saber a respeito da previdência dos servidores públicos de Campos? Quero daqui estimular aos servidores municipais, para que entrem com um pedido de informação. Vocês são sócios da PreviCampos, e se a Prefeita negar, entrem com mandado de segurança, para poderem conquistar as informações que ela nega pelas vias constitucionais", completou.
A equipe de reportagem do site Campos Notícia já solicitou um pedido de resposta, através de e-mail enviado à assessoria de imprensa do município e ao e-mail disponibilizado na página da PreviCampos, mas ainda não fomos atendidos.
Confira a matéria do jornal OGlobo aqui

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG