sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Governo do Estado entrega 81 leitos de UTI e 40 carros para combate à dengue em 15 municípios do interior do Rio

O Governo do Estado entregou, nesta quinta-feira (02/01), 81 leitos de UTI para 15 municípios do interior do Rio como parte da nova fase do Programa de Apoio aos Municípios. Cada leito possui cama, monitor e ventilador. Os hospitais receberam ainda um carrinho de parada cardíaca e um desfibrilador. Para isso, foram investidos R$ 5,792 milhões.

Durante a cerimônia, realizada no Palácio Guanabara, também foram entregues 40 carros para serem utilizados pelos agentes de saúde no combate à dengue. Cada município – selecionado de acordo com critérios do Ministério da Saúde - receberá um veículo. Ao todo, foram investidos R$ 1,214 milhão.

Em contrapartida, os governos municipais se comprometeram a executar ações de prevenção à doença recomendadas pela Secretaria de Saúde, dentro da campanha 10 minutos Contra a Dengue.

O governador Sérgio Cabral destacou que as medidas só foram possíveis a partir da integração entre os governos.

- Foram investidos recursos dos governos federal e estadual e haverá também investimento por parte dos municípios que estão recebendo os benefícios. Quando os governos se entendem, a população é a maior beneficiada – disse Cabral.

O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, explicou que os municípios premiados com os carros desenvolveram políticas de prevenção à dengue.

- Dos 40 municípios que fizeram um contrato de metas, todos cumpriram e ganharam o carro que será utilizado no combate à dengue. Já os leitos de UTI são iguais aos de hospitais da Zona Sul do Rio e os profissionais serão capacitados para operarem os equipamentos doados – afirmou o secretário de Saúde Sérgio Côrtes.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que, diante da possibilidade de uma epidemia de dengue, é fundamental antecipar ações.

- Com a circulação do vírus tipo 4 da dengue, essa pode ser a pior epidemia da doença no Rio. A vantagem é a parceria entre os governos que permite ações mais efetivas. Além disso, é indispensável a colaboração da população, uma vez que estudos comprovam que 82% dos focos do mosquito da dengue estão dentro da casa das pessoas. Por isso, a importância da campanha 10 Minutos Contra a Dengue – afirmou o ministro.


Fonte: camposnoticia.com.br

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG