sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Brasil: Feriado prolongado será chuvoso nas regiões Sul e Sudeste do País

Frente fria avança e garante chuva durante todo o feriado. Nas outras regiões, maior parte do tempo será de sol e calor.

O feriado da Proclamação da República será celebrado em todo o Brasil na próxima terça-feira (15). Enquanto muitos pensam em prolongar e viajar durante os quatro dias, entre o sábado e a terça, a previsão do tempo para esse dias é de pancadas de chuvas em quase todo o País. Porém, nas regiões Sul e Sudeste, a chuva será mais intensa com temporais. Nas outras partes, a chuva é eventual e a maior parte do tempo será de sol e calor. As informações são do Climatempo; veja a previsão.

Sul

Segundo os meteorologistas do órgão, um sistema com baixas temperaturas que se forma entre o Paraguai e o norte da Argentina, avança sobre todo o Sul e dá origem a uma nova frente fria. Há previsão de chuvas e temporais em grande parte da região, principalmente no domingo.

Já a segunda-feira (14) será nublada e com temperatura. Neste dia, há riscos de temporais no Paraná e no oeste de Santa Catarina. No dia seguinte, na terça-feira, a chuva diminui, mas a temperatura fica amena na região. Temperaturas máximas de 28ºC em Florianópolis (SC) e 22ºC em Porto Alegre (RS). Sudeste No litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, uma fraca frente fria avança e favorece a formação de muitas nuvens sobre as praias. Regiões da Grande São Paulo, Vale do Paraíba e do Ribeira também serão afetadas. Nestas áreas, ainda ocorrem períodos de sol, mas o calor diminui em relação à sexta-feira e pode chuviscar em alguns momentos. Nas demais áreas do Sudeste, o sábado terá sol e calor, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. No norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, não chove. Entre a segunda e a terça-feira, o tempo muda novamente com chegada de nova e forte frente fria. Há risco de temporais, especialmente no Estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais. A temperatura diminui. Máximas de 25ºC em São Paulo, 29ºC no Rio e 28ºC em Belo Horizonte. Centro-Oeste Na região Centro-Oeste, o feriado será de muito sol e calor. Com forte aquecimento, as nuvens crescem ao longo do dia e, a partir da tarde, tem condições para algumas pancadas de chuva, com raios em algumas regiões. O Mato Grosso do Sul será afetado por uma frente fria na segunda-feira, que provoca chuva e queda de temperatura com risco de temporais. Os demais Estados e o Distrito Federal ainda têm sol e calor, mas a chuva ocorre de forma mais generalizada a partir da tarde. Na terça-feira, a frente fria se afasta de Mato Grosso do Sul, mas aumenta as condições de chuva em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal. Máximas de 34ºC em Campo Grande (MS) e 30ºC em Brasília (DF). Nordeste O feriado prolongado começa com o tempo ainda úmido sobre grande parte do Nordeste. O sábado terá sol e calor, mas pancadas de chuva acontecem no decorrer do dia sobre quase todas as áreas e são mais frequentes, principalmente no litoral da Bahia, no Recôncavo Baiano e no litoral de Sergipe e de Alagoas. Apenas no Ceará, no Rio Grande do Norte, no norte do Piauí e no oeste da Paraíba, o tempo fica seco durante o sábado. A partir de domingo, uma massa de ar seco começa a ganhar força pelo interior. Até a terça-feira, algumas pancadas de chuva ainda são esperadas para a faixa litorânea entre a Bahia e a Paraíba e também para o oeste baiano e o centro-sul do Maranhão e do Piauí. Temperaturas máximas de 32ºC em São Luís (MA) e 33ºC em Belém (PA). Norte O clima ficará muito abafado no Norte do Brasil. Em todos os Estados ocorrem bons períodos de sol, mas por causa do forte aquecimento e da alta umidade, todas as áreas estão sujeitas a pancadas de chuva.

As chuvas mais fortes e volumosas devem acontecer sobre o Tocantins, o centro-sul do Pará e o Amazonas. Máximas de 34ºC em Palmas (TO) e em Manaus (AM).

Leia também:

Fonte: ig.com.br

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG