terça-feira, 5 de abril de 2011

PF fecha agências bancárias que abrem durante greve de vigilantes.

Após 14 dias de paralisação dos vigilantes, três agências do Banco Itaú decidiram abrir as portas para atendimento aos clientes. Na manhã desta terça-feira, a agências da rua Santos Dumont e duas no Boulevard estavam funcionando normalmente até que a Polícia Federal (PF) fechou duas delas por infringirem a legislação que não permite o funcionamento de bancos sem um efetivo mínimo de vigilantes. A agência da rua Santos Dumont permaneceu funcionando até às 15h30, quando a PF chegou ao local. Ela contava com apenas um vigilante vindo de Minas Gerais, onde não há greve.

Segundo informações, o efetivo necessário para funcionamento da agência que permanecia aberta seria de, no mínimo, seis vigilantes. Manifestantes do sindicato dos vigilantes permaneceram à porta do banco em manifestação contra o funcionamento da agência e à espera que a Polícia Federal fechasse também a última agência.

Está prevista para a próxima quinta-feira, às 14h, uma reunião do Sindicato dos Vigilantes do Norte e Noroeste Fluminense, Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp/RJ) no Ministério Público do Trabalho (MPT). O encontro foi proposto pelo Banco do Brasil, que também estará presente. Apesar das negociações, paralisação não tem da-ta para acabar.

— Até o momento não houve contato para negociação e, por isso, a greve está mantida. Vamos nos reunir no MPT, mas ainda é cedo para afirmar se as negociações darão fim à greve — disse Luiz Carlos Rangel.

Os vigilantes que estão em greve desde o dia 23 do mês passado reivindicam 10% de reajuste acima da inflação, elevação do tíquete-refeição de R$ 8,30 para R$ 15, e parcelamento do adicional de risco de vida em três vezes de 9%, para completar os 30%. Mas a categoria alega que o sindicato patronal só ofereceu 1,5% sobre a inflação de março – data base da categoria. Em contrapartida, o Sindesp/RJ disse que acordo feito com a categoria e publicado na edição de 25 de fevereiro último do Diário Oficial do Estado, os vigilantes do Estado do Rio receberam um reajuste de 14,62%.

FONTE: FOLHA DA MANHÃ

TODOS OS VISITANTES DESDE A CRIAÇÃO DESTE BLOG