O Detran dá início, nesta quarta-feira (20/4), à Operação Páscoa, que atuará em 15 municípios do estado, inclusive a capital, até segunda-feira da próxima semana (25/4). O objetivo é fiscalizar a inadimplência do IPVA e as carteiras de motorista vencidas, suspensas ou cassadas. Entre as cidades a serem visitadas pelos agentes do departamento estão algumas muito procuradas nos feriadões, como Búzios, Cabo Frio, Araruama, Mangaratiba e Petrópolis.
Niterói também será alvo das fiscalizações, assim como São João de Meriti e Japeri, na Baixada Fluminense. No Rio, as ações se desenvolverão na Barra da Tijuca, Lagoa, Urca, Bonsucesso e Sulacap. Os locais são divulgados porque o objetivo não é apreender veículos ou CNHs, mas, como explica o presidente do Detran, Fernando Avelino, “levar o motorista a regularizar a situação de seu documento e de seu veículo”.
A liberação dos automóveis rebocados será feita mediante pagamento dos débitos do IPVA, multas, taxa do reboque e diárias do pátio. Caso o veículo não seja liberado no prazo legal de 90 dias, será leiloado.
O motorista flagrado dirigindo veículo com o licenciamento anual vencido comete infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Além de ser multado em R$ 191,54, ele recebe sete pontos na carteira de habilitação e tem o veículo apreendido.
Com Informações o ururau.com.br