A equipe do Hemocentro Regional de Campos está preocupada com a baixa no estoque da unidade, às vésperas do feriado prolongado da Semana Santa. O Banco de Sangue, que precisa receber em média 70 doadores por dia, tem recebido poucas doações.
“Necessitamos de todos os tipos sanguíneos, mas com uma carência maior pelo tipo ‘O’ positivo. Algumas cirurgias eletivas, que são marcadas com antecedência, foram adiadas por falta de sangue”, informou Maria Gonçalves, assistente social do Hemocentro.
Maria faz um apelo para que a população compareça ao Banco de Sangue, situado no Hospital Ferreira Machado para fazer a sua doação. “Precisamos equilibrar nosso estoque, pois durante os feriados o número de doações diminui e as demandas emergenciais aumentam”, disse.
O Hemocentro é o único serviço de hemoterapia em Campos e precisa atender hospitais públicos e particulares de mais 16 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense. O órgão fica aberto diariamente para receber os doadores, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 quilos, idade entre 18 e 65 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas que antecederem à doação.
Fonte: Prefeitura de Campos / Foto: Prefeitura de Campos