Alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Nelita Barcelos dos Santos, professores e funcionários participaram de mais uma ação no município de alerta contra a Dengue. A passeata realizada nesta sexta-feira (15/04), pelas principais ruas da comunidade, contou com a parceria dos profissionais do Programa Saúde da Família que atuam no bairro e da Vigilância Sanitária.
Com faixas, placas, distribuindo panfletos e recolhendo materiais que podem acumular água, os alunos buscavam chamar atenção de toda população na lutra contra o mosquito Aedes aegypti. Um dos líderes da comunidade, o aposentado Adilson Leite, alertou para a falta de cuidado das pessoas que geram criadouros. “Às vezes as próprias pessoas consomem bebidas e deixam os copos descartáveis em qualquer lugar, seja na quadra de esporte ou na praça e acaba dando oportunidade ao mosquito”, afirma Adilson Leite.
A passeata reforça o aprendizado em sala-de-aula. A diretora da escola, Renata Palmeira, ressalta a importância das crianças para uma sociedade mais consciente. “Sabemos que eles são os multiplicadores em casa. Os alunos repetem no lar as ações de prevenção que aprendem na escola e acabam até ensinando aos pais”, destaca.
A enfermeira-chefe da Unidade de Saúde, Débora Paes, frisa que a ação é de caráter preventivo e os índices se mantém zerado na região. “Existe casos suspeitos e até de pessoas que já tiveram Dengue aqui no bairro, mas são pessoas que trabalham aqui e passam parte do tempo em outros bairros. Essa é uma ação de caráter educativo, tendo em vista o alto índice no município”, explica.
Nesta quinta-feira (14/04) a Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, em Barra do Furado, também realizou um mutirão em parceria com a unidade de saúde do bairro. Nas próximas semanas, outras escolas devem promover atividades de combate à doença.