O ex-vice-presidente da República José Alencar (79) dormiu bem, mas continua internado em estado crítico na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta terça-feira (29). O médico Raul Cutait, que integra a equipe que cuida do ex-vice, disse que ele passou bem sua primeira noite no hospital. Ele está dormindo, tomando remédios para não sentir dor. O médico informou que ele está sedado. A última internação de Alencar aconteceu entre os dias 9 de fevereiro e 15 de março, quando ele tratou uma inflamação na membrana que reveste a cavidade abdominal, causada por uma perfuração no intestino. O último boletim médico, divulgulado às 17h de ontem, diz que Alencar foi internado em “condições críticas” , com um quadro de suboclusão intestinal, ou seja, parte do intestino de está entupido em decorrência do câncer na região. O texto diz que o ex-vice foi submetido a exames e “medidas de suporte necessárias”, mas não há detalhes sobre quais seriam estas medidas. Luta contra o câncer
Alencar luta contra um câncer há mais de dez anos e já foi submetido a muitas cirurgias, mas seu estado de saúde é tão grave que o tratamento contra a doença foi suspenso recentemente.
- O período longo em que fiquei ativo me trouxe essa dificuldade de locomoção. Estou fazendo fisioterapia e estou melhorando. [...] Não posso me queixar, mas tenho de fazer a minha parte. Estou lutando para não morrer e estamos vencendo com a força de Deus. E seja qual for o resultado, será uma vitória nossa.
Ele afirmou que seria um "privilégio" morrer naquele momento, depois de tudo que já havia enfrentado.
- Se eu morrer agora, é um privilégio para mim, que a situação está tão boa, que não tem como melhorá-la